18 de Outubro de 2019

Programação Processo Seletivo Doutorado 4 ª entrada 2019

Prova escrita de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idioma. Esta prova será elaborada em consonância com a Resolução No 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, sendo permitido o uso de dicionário. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos da prova. A validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos. A prova de inglês se realizará em dependências do Instituto de Ciências Biológicas.O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção.

Data: 21/10/2019
Horário: 09:00 horas
Local: Auditório da Bioinformática Bloco F2 Sala 254 ICB/UFMG.

Prova escrita de conhecimento na área Biológica ou Ciência da Computação, de caráter eliminatório e classificatório, que compreenderá temas das áreas biológicas e da ciência da computação em nível de graduação, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. A bibliografia e a ementa do programa em que a prova será baseada, estão disponíveis na Secretaria e na página web do Programa: (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/).

Data: 22/07/2019
Horário: 09:00 horas
Local: Sala de Reuniões Bloco K4 - 163 ICB/UFMG

Apresentação sobre o projeto proposto e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos. Nesta etapa será avaliado o conhecimento do projeto pelo candidato e das áreas relacionadas ao mesmo. Terão prioridade na ordem da arguição oral sobre o projeto proposto os alunos inscritos que, comprovadamente, residirem fora de Belo Horizonte. A arguição oral sobre o projeto proposto será realizada em dependências do Instituto de Ciências Biológicas.

Data: 24/10/2019
Horário: a partir das 10:00 horas - Posteriormente informaremos o horário individual.
Local: Auditório da Bioinformática Bloco F2 Sala 254 ICB/UFMG.

Análise do currículo de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa, serão avaliados a formação acadêmica e profissional do candidato (40% do total), sendo pontuados o histórico escolar da graduação, os cursos de pós-graduação lato sensu na área (especialização, aperfeiçoamento, ou cursos de extensão), participação em projeto de pesquisa e ensino com estágios de iniciação científica e monitorias, prêmios e distinções recebidos, estágios ou trabalhos em empresas na área de conhecimento. Produção Bibliográfica (40% do total), sendo pontuados artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, publicação de livros, trabalhos completos publicados em eventos nacionais e internacionais e apresentação de pôsteres em congressos nacionais e internacionais, seminários e palestras. Produção técnica (20% do total), sendo pontuados a produção e registro de softwares, o depósito e concessão de patentes, cursos de curta duração ministrados e organização de eventos científicos.

Data: 24/10/2019
Horário: A partir das 10:00 horas - Posteriormente informaremos o horário individual.

Profa. Dra. Glória Regina Franco
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioinformática