PRAE

07 de Fevereiro de 2019

Programação Processo Seltivo Mestrado e Doutorado 1ª entrada/2019

Prova escrita de língua estrangeira (inglês), objetivando verificar a compreensão de texto nesse idioma. Esta prova será elaborada em consonância com a Resolução No 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, sendo permitido o uso de dicionário. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos da prova. A validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos. A prova de inglês se realizará em dependências do Instituto de Ciências Biológicas. Local, data e horário serão divulgados na página web do Programa e por e-mail. O resultado desta etapa será divulgado antes da realização das etapas seguintes. A nota obtida nesta prova não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção.

Data: 11/02/2019
Local: Auditório da Bioinformática Bloco F2 Sala 254 ICB/UFMG.

Prova escrita de conhecimento na área Biológica ou Ciência da Computação (para candidatos ao Mestrado e Doutorado), de caráter eliminatório e classificatório, que compreenderá temas das áreas biológicas e da ciência da computação em nível de graduação, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. A bibliografia e a ementa do programa em que a prova será baseada, estão disponíveis na Secretaria e na página web do Programa: (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/).

Data: 12/02/2019
Local: Auditório da Bioinformática Bloco F2 Sala 254 ICB/UFMG.

Arguição oral sobre o projeto proposto, entrevista e análise do currículo (exclusivamente para candidatos ao doutorado), de caráter eliminatório e classificatório, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento mínimo de 60 (sessenta) pontos. Nesta etapa será avaliado o conhecimento do projeto pelo candidato e das áreas relacionadas ao mesmo. Terão prioridade na ordem da arguição oral sobre o projeto proposto os alunos inscritos que, comprovadamente, residirem fora de Belo Horizonte. A arguição oral sobre o projeto proposto será realizada em dependências do Instituto de Ciências Biológicas.

Data: 13/02/2019
Horário: 09:00 - Posteriormente informaremos o horário individual.
Local: Auditório da Bioinformática Bloco F2 Sala 254 ICB/UFMG.

Análise do currículo (para candidatos ao Mestrado) de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão avaliados: a produção acadêmica artigos, capítulo de livro e resumos em congressos, estágios, monitorias e experiência profissional, cursos extracurriculares com carga horária acima de 100 horas, bolsas obtidas, prêmios e distinções universitárias, organização de eventos. Para ser aprovado o candidato deverá obter, pelo menos, 60% dos pontos. Nesta etapa será avaliada a experiência do candidato em pesquisa na área ou em áreas correlatas, incluindo publicações em congressos ou periódicos. Serão também avaliados a titulação.

Data: 14 e 15/02/2019
Horário: A partir das 09:00 horas - Posteriormente informaremos o horário individual.
Local: Sala de vídeo conferência Bloco G4 Sala 93 ICB/UFMG.

Glória Regina Francol