Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - UFMG - Contato
Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - UFMG - fACEBOOK
Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - UFMG - Versão em inglês
Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática - UFMG
UFMG
PRAE
ICB - UFMG
ICB - UFMG

Notícia

30 de Junho de 2017

Programação Processo seletivo mestrado e doutorado 2017/2 PPG Bioinformática

1) Prova escrita de língua inglesa, de caráter exclusivamente eliminatório, objetivando verificar a compreensão de texto nesse idioma. Esta prova será elaborada em consonância com a Resolução No 08/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, sendo permitido o uso de dicionário, a prova será aplicada no dia 10 de julho de 2017, às 09:00 horas no auditório da Bioinformática Bloco F2 sala 254 ICB/UFMG. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. O resultado desta etapa será divulgado até às 17 horas do dia de sua realização na página Web (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). A nota obtida na prova de língua estrangeira não entrará no cômputo da média final para aprovação do candidato, mas é requisito para ingresso no curso. A validade da nota da prova de língua inglesa será de três anos. Somente os candidatos aprovados nesta etapa seguirão para as próximas etapas da seleção. O candidato poderá solicitar dispensa dessa prova, desde que apresente, no ato da inscrição, cópia de comprovante de conhecimento de língua inglesa. Serão aceitos certificados de testes realizados ou certificados de conclusão de cursos de inglês, emitidos por instituições credenciadas para tal, em que se comprove o rendimento de, pelo menos, 60%. A solicitação será analisada pela Comissão Examinadora, que emitirá parecer conclusivo que será divulgado pela Secretaria do Programa na página Web (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/) em 05/07/2017.

2) Prova escrita de conhecimento na área Biológica ou Ciência da Computação, de caráter eliminatório e classificatório, que compreenderá temas das áreas biológicas e da ciência da computação em nível de graduação, resultando em nota de 0 (zero) a 100 (cem), exigindo-se um aproveitamento de, pelo menos, 60 (sessenta) pontos. A bibliografia e a ementa do programa em que a prova será baseada, estão disponíveis na Secretaria e na página web do Programa: (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). A prova será aplicada no dia 11 de julho de 2017, às 09:00 horas no auditório da Bioinformática Bloco F2 sala 254 ICB/UFMG.


3) Análise de currículo Lattes, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão avaliados: a produção cadêmica - artigos, capítulo de livro e resumos (35%), estágios e experiência profissional (35%), cursos extracurriculares (10%), participações em eventos (10%), bolsas obtidas (5%), prêmios e distinções universitárias (5%). Para ser aprovado o candidato deverá obter, pelo menos, 60% dos pontos.

4) Entrevista do candidato(a), de caráter classificatório, em que serão avaliadas a capacidade de raciocínio (50%), a expressão oral de ideias (30%), a capacidade de síntese (20%). Serão atribuídas notas a essa etapa numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). A entrevista será realizada entre os dias 12 a 14 de julho de 2017, de acordo com cronograma a ser informado pela Secretaria do Programa na página Web (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/).

Atenciosamente.
Vasco Azevedo

Acesso rápido

Av. Antonio Carlos, 6627, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil - 31270-901
Instituto de Ciências Biológicas - ICB - Bloco K4, Sala 163
Telefones: 55 (31) 3409-2554 / Fax: 55 (31) 3409-2614